Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Ensino fundamental e médio no exterior: prepare-se para o Encceja

Criado em 2002, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova para todos que não terminaram o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada. Atualmente, o exame possui duas modalidades para quem não mora no Brasil: Encceja Exterior e Encceja Exterior PPL (para residentes no exterior privados de liberdade).

Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Encceja acontece anualmente. Quer saber mais sobre a prova e como se preparar? Continue a leitura!

Requisitos do Encceja Exterior

O exame tem como principal objetivo ceder a jovens e adultos que residem no exterior os diplomas do Ensino Médio e Fundamental.

Quem busca certificação do Ensino Fundamental deve ter, no mínimo, 15 anos completos no dia da prova; já para a certificação do Ensino Médio, o candidato deve ter, no mínimo, 18 anos completos até a data da avaliação.

Também é necessário que o interessado seja registrado no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), emitido pela Receita Federal. É importante notar que o diploma obtido por meio da prova é válido em todo território nacional e internacional, assim como todo diploma de educação básica.

Em caso de necessidades especiais e exigência de prova ou sala adaptada, não se esqueça de informar no ato da inscrição. Travestis e pessoas transexuais podem solicitar o uso do nome social conforme sua identidade de gênero, desde que selecionem a opção durante a inscrição.

Se você pretende ingressar no Ensino Superior, saiba que o Encceja não substitui, de forma alguma, o ENEM. Ou seja, sua nota não pode ser usada no Sisu, Prouni e Fies.

Para facilitar o processo de inscrição, o Encceja disponibilizou um tutorial passo a passo de como realizá-la.

Como é a prova do Encceja Exterior?

A prova do Encceja Exterior, assim como a Nacional, avalia se o aluno possui habilidades e conhecimentos de diversas áreas, que tradicionalmente são adquiridos nos diferentes estágios da educação básica.

A prova para Ensino Fundamental é composta pelos seguintes segmentos:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
  • Matemática
  • História e Geografia
  • Ciências Naturais

Já a prova do Ensino Médio é estruturada da seguinte forma:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Todo conteúdo cobrado é estabelecido a partir da Base Nacional Comum Curricular. Caso o candidato atinja a nota mínima em apenas alguns eixos do Encceja, é possível emitir a Declaração Parcial de Proficiência. Assim, no próximo ano, o candidato não precisará realizar a prova das matérias cuja proficiência já foi obtida.

Encceja Exterior 2018

Se você não vive no Brasil e não teve a oportunidade de terminar o ensino fundamental ou médio, aproveite e participe do Encceja Exterior 2018! As inscrições começaram no dia 25 de junho e se encerraram no dia 9 de julho, e as provas serão aplicadas no dia 16 de setembro. Para pessoas privadas de liberdade, a prova será realizada entre os dias 17 a 28 do mesmo mês.

A primeira etapa do exame terá início às 8h da manhã do horário local e término às 12h. As provas aplicadas para o ensino médio serão de de ciências naturais e matemática. Para o ensino médio, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias para o ensino médio.

O Encceja retorna às 14h do mesmo dia para as provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história e geografia para o ensino fundamental. Para o ensino médio, as provas serão de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. O exame acaba às 19h do horário local.

Locais de prova

O local em que você realizará o exame estará presente no Cartão de Confirmação de Inscrição. Confira as cidades e países em que a prova será aplicada:

  • Estados Unidos: Boston, Nova Iorque e Miami
  • Espanha: Barcelona e Madri
  • Bélgica: Bruxelas
  • Guiana Francesa: Caiena
  • Suíça: Genebra
  • Portugal: Lisboa
  • Reino Unido: Londres
  • Japão: Tóquio, Hamamatsu e Nagóia
  • Suriname: Paramaribo
  • França: Paris
  • Holanda: Roterdã
  • Itália: Roma

No dia da prova, lembre-se de levar o Cartão de Confirmação de Inscrição impresso e uma Cédula de Identidade válida. Serão aceitas as cédulas emitidas pelas Forças Armadas, Polícia Militar ou Federal, Ministério de Justiça para estrangeiros (inclusive aqueles que se encontram na situação de refugiados), carteira de trabalho ou de habilitação emitida após 1997, certificado de reservista e passaporte.

Para conferir o edital completo, clique aqui.

Como se preparar para a prova

Com a inscrição feita, é hora de começar a se preparar para o Encceja. No site oficial do exame, você pode encontrar apostilas básicas de estudo e as provas anteriores.

Para garantir que você tenha o melhor material de apoio e aumente as chances de aprovação, a Eficaz USA oferece um curso especial para o exame. Com duração de até seis meses, ele foi desenvolvido em português e pensado em quem não possui muito tempo para estudar no dia a dia. Conheça a Eficaz USA!

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (94% score) - 1 vote

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *