Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Como solicitar o visto americano de trabalho?

Os Estados Unidos são conhecidos como um país com regras rígidas para imigração e emissão de vistos. Com ameaças de terrorismo e políticas de proteção da mão de obra local, cerca de 12% dos vistos solicitados por brasileiros são rejeitados. Porém, se preparando da forma correta, você tem mais chances de conseguir um visto americano de trabalho.

Ao todo, existem quatro subcategorias de visto americano de trabalho: H1, H2, H3 e H4. Diferentemente do visto turístico, que é solicitado no consulado ou embaixada presente no território brasileiro, o visto trabalhista é requerido à USCIS (Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos).

Se você deseja saber mais sobre os vistos, continue a leitura!

Visto americano de trabalho H-1B

O visto H-1B, conhecido também como visto de ocupação de especialista, é buscado por profissionais com formação universitária ou certificação com habilidades diferenciadas. Antes de fazer a solicitação, o empregador deve submeter um pedido de condição de trabalho ao Departamento do Trabalho americano.

Cabe à USCIS determinar se a vaga é uma função de especialista e se o solicitante é qualificado ao cargo. É importante lembrar que a solicitação só é possível se o candidato já tiver sido pré-contratado por uma empresa, que arcará com as despesas do processo.

Esse tipo de visto possui duração de três anos, com possibilidade de renovação por mais três. É possível solicitar um green card e, durante a validade do visto, a família do empregado pode acompanhá-lo no país legalmente.

Visto H-2B

O visto H-2B é destinado para trabalhadores que exercerão função de natureza temporária nos EUA, em áreas que haja escassez de mão de obra americana.

Esse tipo de visto deve ser requerido pelo empregador à USCIS. É exigido também que o mesmo solicite um certificado ao Departamento de Trabalho americano comprovando que não há mão de obra americana qualificada para a função.

O tempo de permanência autorizado é de, no máximo, um ano. Em situações específicas, o empregador pode solicitar o prolongamento de até três anos.

Visto H-3

O visto H-3 é destinado a estudantes que desejam realizar estágio nos EUA. Com o visto, o estagiário pode receber treinamento do empregador em diversas áreas, menos em graduação ou acadêmica.

Esse tipo de visto americano de trabalho só pode ser solicitado caso tal treinamento não seja oferecido no seu país de origem.

Visto H-4

O visto H-4 é destinado à família que acompanhará o trabalhador que possui algum visto H1. Filhos menores de 21 anos podem estudar em instituições americanas, porém, caso deseje frequentar uma universidade, deve solicitar o visto F-1 (de estudante).

O cônjuge portador do visto H-4 poderá requerer aprovação para trabalhar legalmente nos EUA, caso seja casado com um portador do visto H-1B. Para isso, é necessário preencher o formulário I-765.

Para aumentar suas chances de conseguir o visto trabalhista, é necessário possuir bastante conhecimento e habilidades que serão o diferencial. Pensando nisso, a Eficaz USA oferece mais de 40 cursos livres para brasileiros que moram nos EUA. Conheça a Eficaz USA!

Esse conteúdo foi útil?
3.67 avg. rating (74% score) - 9 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *